quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo de 2010 - Àfrica do Sul



Hoje deu 15 horas, me preparei para ver a abertura da copa do Mundo de 2010. Estava preparado para ver varias tribos da áfrica dançando danças de guerra, mostrando sua cultura milenar e coisa e tal. Mas para minha surpresa, assisti a um concerto musical, que me arrepiou o corpo todo.
Sabia que iam nomes importantes do cenário musical mundial. Mas pensei, eles entram faz seu numero e sai e deixa a coreografia acontecer.
Que nada, o que presenciei, foi um concerto musical que há tempos não via. Que coisa linda, me desculpe às celebridades contratada, mas quem deu o show mesmo foram os nativos da África. Roubaram a cena por inteiro.
Não me cobrem nomes, pois não tive tempo de notá-los, pois o meu estado de espírito estava voltado para as canções... E que canções, que ritmos, o continente Africano, mostraram para o mundo, que mesmo tendo pobreza, dificuldades e epidemias, eles vivem cultura. E através da musica, eles mostraram que a evolução já faz parte deles também. O som que ouvi hoje, não deve a ninguém. A batida mestre nos diz que a antiga África, nunca morrera, mas mostra também, que a África é atual, e que merece ter seu lugar no cenário mundial.
E para nossa felicidade eles mostraram hoje, tudo aquilo que nos já devíamos saber.
Mais uma vez peço desculpa pela ignorância e pelo preconceito que o mundo todo tem pelo continente Africano, e que esquecemos que foi dele que nós ser humanos saímos e aprendemos a esconder nossas raízes.
Salve a música, salve a liberdade de expressão, e por ultimo, bendito seja todos aqueles que participaram desse show, pois por um segundo, tivemos noção de que nossa origem estão mais atual do que nunca.
Eu renasci hoje. E mais uma vez devo isso a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário