quarta-feira, 31 de março de 2010

Altemar Dutra



Se o Brasil falasse inglês, seriamos o maior celeiro de Cantores e Interpretes do Planeta. Sério!!! O que passou e passara por esse pedaço de terra, cantando e muito... E Altemar é um desses cantores que encantou platéias e toda a população brasileira. De varias classes social e cultural. Sua voz limpida e com um timbre de voz que pouco ouvi nesse mundo, ele deixou um legado riquissimo de canções que até hoje são entoadas por esse pais e alem fronteiras. Lembra daquele ditado que a vovó dizia??? Altemar Dutra é mais um com uma voz com DNA definido.





domingo, 28 de março de 2010

Legião Urbana



Legião Urbana, é engraçado hoje eu me redimir aos encantos da banda. Vou explicar, eu estava na adolescencia quando ouvi pela primeira vez a banda, e não tinha o dicernimento para entender aquilo que se dizia. Achava chato, mal podia eu descobrir que tudo aquilo eu iria passar. Legião veio para deixar cravado nessa terra de ninguem, que existem cabeças pensantes, e que eles querem voz para falar e mostrar as pessoas que o bacana é refletir tudo aquilo que se passa pelas nossas cabeças. Somos tão jovens,,, eternamente jovens. Temos que manter acessa a chama da inquietude.
 Renato hoje seria um senhor de 50 anos, mas com certeza ele ainda teria essa racionalidade das coisas concretas. Seria, ou melhor hoje suas letras são jovens, e estão ai, para quem quizer ler, ouvir ou seguir.
Agradeço a vida por ter dado a chance de reaver aquilo que tinha deixado passar por causa da adolecencia, e ouvir e entender tudo isso que é a obra do Legião Urbana.



"Eu vou falar de mim (...)
Eu sou do signo de áries.
Eu nasci no Rio de Janeiro.
Eu gosto da Billie Holiday e dos Rolling Stones.
Eu gosto de beber pra caramba de vez em quando. Também gosto de milkshake.
Eu gosto de meninas, mas eu também gosto de meninos.
Todo mundo diz que eu sou meio louco.
Eu sou um cantor numa banda de rock'n roll.
Eu sou letrista e algumas pessoas dizem que eu sou poeta".
Fala de Renato Russo durante um show no Rio de Janeiro, em 07 de julho de 1990.





 

terça-feira, 16 de março de 2010

Nazareth


Olha eu ouço Nazareth desde que eu me conheço por gente, e olha que faz tempo. E a minha surpresa foi no ano de 2008, tive o privilégio de poder assistir a um show dos caras aqui na Epoinga. E o bacana é que eu fui com o meu filho, e ele adorou aquele som viceral. Estava eu, meu filho Leonardo, Carlinhos Custodio e a esposa dele, a Paula. E a Paula tava gravida da Maria Paula, e nos sentamos nas arquibancada por causa da gravidez dela. Ai além do privilegio de estar assistindo ao show, nos tivemos a sorte de assistir a uma cena sul realista. O som que estava tocando na hora, era um som pesado. Rock pesado do bom mesmo. Ai estava a nossa frente um catador de latas, e normal o som la e ele aqui recolhendo suas latas, que por sinal adoro catar latas tambem. È uma terapia rentavel, experimente para ver. Bom voltando ao assunto, ele na boa sem se interessar no show e sim nas suas latas. Dai vem o sulreal... Do Palco se ouve os acordes de Dream On. Esse cara larga seus sacos contendo latas, e fixa seu olhar para o palco, entrelaça suas pernas, saca de sua camisa um cigarro, e curte a musica ate o final. Para ele aquele momento foi unico. Nada o interessava mais do que ouvir e quem sabe, recordar algo que lhe fez muito feliz na vida. E eu fiquei contente de presenciar aquele momento, pois isso so afirma que musica é um estado de espirito. E que todos tem o direito de usar e abusar dela. Agradeço ate hoje esse momento musical. E o Nazareth?  Cara que show, o que eles fizeram no palco, foi demais. Tenho do de quem não foi ao show. Eles comp´rovaram que o tempo não existe para o som deles. Estão atuais, e o que é melhor... Ouvir Nazareth é sempre bom.





segunda-feira, 15 de março de 2010

Renato Teixeira



Esse final de semana ouvi muito Renato Teixeira, e me supreendi. Como é vasto o repertorio dele. Canções que a muito não ouvia, e percebi como a singeleza e a riqueza do simples é bonito. Renato transmite em suas composições a realeza do povo brasileiro. São versos curtos mas de uma riqueza de detalhes, que so ouvindo se sente a grandeza desse compositor.
 O Bacana, é perceber que somos simples, e as vezes queremos complicar para parecer importante. Mas não, seja simples, ouça mais Renato Teixeira, que ele tem a receita certa para ser simples mas importante.




terça-feira, 9 de março de 2010

ZZ TOP




 Umas das imagens que lembro como hoje foi a primeira vez que vi um clip do zz top, pirei. pois o cenario era sulrealista. Dois caras aparentando uns 60 anos, tocando guitarra, e mais pareciam gemeos rsrsrsrsr. Ai mais uma vez fui pesquisar e saber quem era os caras? E soube que eram eles quem tocavam mesmo. Que som é esse??? Blues, folk, country sei lá... Uma mistura de tudo. E que personaliozou o som decente desse trio que se denomina ZZ TOP. E o bacana é que quem deu um toque sobre eles hoje foi o Vinicius, um menino de 16 anos, isso me da a certeza que musica boa não morre.


segunda-feira, 8 de março de 2010

Rolling Stones





Agora mesmo estava eu conversando com meu filho Leonardo, e ele como é de costumes pergunta sobre as bandas que eu gosto, e me questionou sobre os Stones. Olha eu enchi o peito e disse , cara, é a banda genuinamente rock and rool no melhor sentido da palavra. Até hoje, mantem vivo o espirito do rock, da mesma forma que foi concebido la traz, por  berry, little richard e etc.. As batidas 4 por 4 são um fato que mantem acessa a chama da liberdade que o ritmo tem.
 Rolling Stones é isso.  Viver sabendo que temos um algo a mais para viver, porque as pedras rolam. Entendeu????



http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Rolling_Stones

Queen


Essa banda eu tenho muito carinho por ela. Foi com o queen que eu conheci o mundo do rock do pop, enfim ... foi ai que eu encontrei o sentido de ouvir musica.
Nos anos 70, a unica televisão que pegava em Santa Isabel do Ivai era a tv Tibagi de apucarana. E o sinal de São Paulo caia, e para não ficar fora do ar, eles criaram um programa chamado, enquanto vc espera, e nele se passava clips. E um desses clip era do queen,da musica Somebody To Love. Quando ouvia aquilo, aqueles vocais, e ainda um som pesado. Me encantei, e fui a procura, e conseguente conheci a obra toda do queen.
 O bacana é isso, ouvir uma musica e conhecer toda a obra daquele ou daquela artista.
 Mas o Queen, ouço ate hoje.
 Bom rever o passado, ainda mais com trilha sonora


 



domingo, 7 de março de 2010

Tião Carreiro

 
 


 Falar sobre musica, e não comentar nossos herois musicais, é o mesmo que chover no molhado, ja postei sobre Jimy Hendrix, Eric Clapton, e nos tanbem temos nossos Guitar Man. Sim estou falando do nosso Tião Carreiro, um musico intuitivo, que fez da Viola sua arma contra a desigualdade musical do nosso pais. Tião carreiro juntamente com Pardinho, fez da moda de viola, um ritmo classico. Tião carreiro faz com que a distancia do tempo se encurte, seus causos musicados sempre toca em alguma pessoa.
 E a viola então, seus repiques são como um rif de guitarra. Os roqueiros de plantão, preste atenção nos solos de viola de Tião Carreiro, pois se fechar os Olhos poderam ate trocar seu nome por Tião Hendrix, ou será Jimy Carreiro.



http://www.tiaocarreiro.com.br/
http://www.vilaboadegoias.com.br/duplas_sertanejas/tiao-carreiro-e-pardinho-duplas-sertanejas-ouvir-abaixar-musica-site-dvd-cd-discografia-cifras-shows-historia-contratar-fotos-videos-escutar-tiaocarreiroepardinho.htm

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cauby Peixoto

 
Tem um ditado que diz que a pessoa nasceu no pais errado, e eu concordo, bem as vezes rsrsrsrsr. Mas no caso de Cauby eu concordo, dono de uma voz como pouco, uma presença de cena inigualavel, e um respeito pelo seu publico, que vi poucos artistas terem.
 Cauby se tivesse feito carreira por exemplo nos EUA, Franklin Sinatra bateria palma para ele.
 Mas mesmo nascendo no Brasil, graças a Deus, temos o prazer de ouvir belas canções na sua voz. E ainda ter o prazer de ter ele em nosso convivio. Feliz do Brasil, de ter tido o privilégio de poder ter no roll de seus filhos um artista completo e afinado como Cauby Peixoto.
 Muitas referencias a esse Artista Popular Brasileiro


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cauby_Peixoto

terça-feira, 2 de março de 2010

Djavan


 Bacana saber que idolos da minha geração ainda estão por ai, e Djavan é um desses casos. Compositor de mão cheia, que trouxe para a MPB o luxo da lingua portuguesa. Soube e sabe usar a gramatica para embelezar suas ideias. Djavan perola que ficara sempre no cenario da MPB.

 

Angela Maria


Angela, grande interprete da MPB. Seu canto atravessou esse pais de norte a sul. Sua voz limpida e empostada, deu a ela vaios titulos de cantora do rádio. Titulo esse que era o maximo para uma cantora do Brasil. Ouvir Angela Maria, e limpar a alma. Sua voz traz consigo, uma gota de lagrima, mas não de tristeza e sim de sentimento.
 Ela eu trago como herança, pois aprendi a ouvir Angela Maria com minha mãe e meu pai. E com isso eu sigo ouvindo e admirando sempre. Angela Maria, a eterna Sapoti.



http://www.mpbnet.com.br/musicos/angela.maria/

segunda-feira, 1 de março de 2010

Waly Salomão


Waly Dias Salomão, poeta de prestigio da MPB. Escreveu uma poesia que foi musicada por Jardes Macalé chamada Vapor Barato. Para mim umas das poesias mais bonitas do nosso cancioneiro, onde ela trata de nossas culpas e desejos. Enfim,  tava eu escutando essa melodia na voz de Gal Costa, e estava junto comigo, meus filhos adotivos. Vinicius e Serginho, filhos adotivos porque trabalham comigo e os tenho como filho. E eles começaram a detonar a canção. Me irritei, co]ntinuei dirigindo ate acabar a musica. E determinei que eles fizessem um estudo detalhado sobre Waly Salomão. Por que fiz isso? Ora, não podemos criticar uma obra so por criticar. Antes disso temos que conhecer o valor de um autor. E eles podem continuar não gostando da obra, mas que aprenderam um pouco sobre esse grande poeta baiano, a isso eles aprenderam.
 Mas façam que nem os meninos, pesquisem um pouco sobre nossa cultura.
 A e ouvir Vapor Barato é uma experiencia unica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Waly_Salom%C3%A3o